Juiz de Fora, MG, julho de 2025 – Neste domingo, 13 de julho, às 16h, Juiz de Fora recebe o teatro de bonecos “O Menino Bach Visita o Brasil”. A apresentação acontece no Teatro Solar, no bairro São Mateus, como parte do programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro 1h antes do início da apresentação.
Assinada pelo renomado Grupo Giramundo, de Belo Horizonte, a trama gira em torno de Johann Christian, filho do músico e compositor alemão Johann Sebastian Bach. Ao encontrar a Fada Maya, ele inicia uma viagem mágica no tempo, conhecendo ícones da música brasileira, como Carmem Miranda, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dominguinhos e Dona Ivone Lara. Juntos, dançam e cantam, celebrando o poder da música em unir as pessoas.
A ludicidade do teatro de bonecos destaca a importância de Bach na história da música ocidental – sua obra, marcada pela complexidade e pela riqueza artística, dialoga com a música brasileira, evidenciando que diferentes estilos podem se complementar e se enriquecer mutuamente. O espetáculo ainda faz paralelos com a literatura e amplia o repertório musical do público.
Com 50 minutos de duração, acessível em libras e com classificação livre, o espetáculo “O Menino Bach Visita o Brasil” é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, contando com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. A produção e realização é Chiaradia Soluções e Produções e do Governo de Minas Gerais.
O programa Diversão em Cena foi criado pela Fundação ArcelorMittal há 15 anos, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, por meio da oferta de espetáculos gratuitos ou a preços populares em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações.
“Para a Fundação ArcelorMittal, a democratização da cultura é uma força poderosa de transformação social. Ficamos imensamente felizes em proporcionar mais este espetáculo gratuitamente ao público de Juiz de Fora”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.