Montagem aborda as especificidades da convivência familiar e social de indivíduos com TEA
Com texto autoral, a Artesanal Cia. de Teatro apresenta no Teatro Solar, em Juiz de Fora, a peça “Azul”, que narra a relação da protagonista Violeta com seu recém-chegado irmão, Azul, um garoto com Transtorno de Espectro Autista (TEA). A atração será exibida às 16h do próximo domingo, 31 de agosto, como parte da temporada de 15 anos do programa Diversão em Cena, patrocinado pela Fundação ArcelorMittal. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria uma hora antes.
Com 70 minutos de duração, acessibilidade em libras e classificação livre, “Azul” utiliza a técnica do teatro de animação para dar vida aos personagens e, de forma lúdica, trazer luz às ações e aos pensamentos de Violeta, uma garotinha enérgica que agora precisa dividir o seu tempo e a atenção dos pais com o irmão, Azul, um menino atípico. O enredo apresentado pela companhia traz à tona reflexões sobre o papel da família na vida e na formação de indivíduos neuroatípicos para a construção de relações, o aprendizado e o entendimento no coletivo social.
A construção do personagem teve a consultoria da atriz Cris Munõz, que é e possui uma filha autista e desenvolve uma pesquisa sobre arte e inclusão. Em 2023, a peça recebeu o Prêmio APTR de Teatro, no Rio de Janeiro, como Melhor Espetáculo Infantil e, em 2024, foi reconhecida com o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) como Espetáculo do Ano.
Com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, a apresentação é viabilizada por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Baruqui Produções e do Governo de Minas Gerais.